08 julho 2016

PARA A FUTEBOLADA QUE SE APROXIMA...


Há um capítulo no COMIDA DE VERÃO, com as minhas sugestões de casamentos de receitas, que nada mais é do que menus com 5-6 pratos que combinam entre si. Cada um deles, tem uma breve descrição, que por uma questão de espaço, teve de ser resumida a um tímido parágrafo. Um dos menus dá-se pelo airoso nome HOMEM QUE É HOMEM SABE COZINHAR e quando o escrevi, imaginei um bando de homens numa tarde de futebol, a vibrar como crianças num armazém de insufláveis. Ora, nada mais apropriado ao momento de euforia que se vive. Os tremoços e a cerveja, os acepipes salgados e carregados de penaltis de gordura, vão dar lugar, já na primeira parte, a uns petiscos mais ousados e cheios de pinta. Que venham os amigos e os golos, nós vamos pondo a mesa para receber a nossa seleção.

"Para comemorar a amizade, umas corridas e futeboladas. O homem do momento é um homem preocupado com a imagem, gosta de se ver ao espelho e tem obrigatoriamente de gostar da imagem que ele reflete. São homens adetos de uns bons ténis, de gadgets que lhes controlem as pulsações e as calorias que perderam em 40 minutos de suor puro e duro, são homens que se preocupam com a alimentação, que tratam a quinoa por tu, que se despem de preconceitos e assumem uma liderança na cozinha, são os reis das marmitas, dos ovos mexidos e das papas energéticas. E vamos lá iniciar o dia com um boost. Papas de aveia com compota de fruta e uns frutos secos. Perfeito para uma injeção pré treino. Ao almoço, uma salada. Sim, temos homens a adorar saladas, tem é de meter proteína. Na pausa da tarde, os amigos invadem a casa para ver uns quantos fulanos a disputar uma bola. Bem, é melhor partilhar uma rodada de loiras com uma tosta de pimentos à mistura. Os homens são bons nisto. Em snacks (e em loiras). Ao jantar, é melhor reforçar a entrada coquete com um big burger saudável. E como as vitórias brindam-se com copos ao alto... um brinde à amizade, ao clube com mais audácia, ao amigo cozinheiro, ao que cedeu a casa, ao que fez as compras, ao que comprou a cerveja (especialmente a este), ao que não pôde vir porque a mulher não deixou, ao que ficou a trabalhar até tarde, aos amigos das corridas e aos que ficaram a mudar fraldas. Não consigo discernir mais sobre este assunto."

Nada mais genuíno do que isto... e que no Domingo brindemos com tudo o que temos, de copos em riste e corpos a transbordar emoção, tremoço entre os dentes e uns gritos destemidos que nos enchem o peito de paixão. Paixão nacional, que nos faz tão bem. Que nos deixemos de saudosismos e tristezas, o hoje fará um amanhã mais bonito. E o amanhã, sentirá um orgulho do caraças do hoje, que pulsou e acreditou até ao fim.

Para grandes festejos, grandes pratos. Deixo-vos algumas ideias do meu livro para receber os amigos e ver a bola rolar durante 90 minutos. Como bonus de prolongamento, dou 2 receitas para irem afiando o apetite e aguçar as prateleiras de ingredientes que vão para além dos amendoins com mel (eu sei, são ótimos... mas penosos no pós amendoim). Quero ver esses terraços cheios de migalhas, essas piscinas com mortais de chipotle, esses sofás pintados a ketchup e essas barrigas cheias de bacalhau com todos. Todos os amigos que conseguir enfiar dentro ou fora de casa na próxima tarde de Domingo.

ACREDITA PORTUGAL!


                                                              ceaser de camarão com vinagrete de framboesa
                                                                            pastrami em bolo do caco
                                                                         tosta de pimentos, brie e pesto
                                                                    palitos de courgette e ketchup caseiro


                                                                         limonadas (limão, framboesa, hortelã)
                                                                               piza de beterraba e canónigos



                                                                                                mexilhões com chipotle
                                                                                     gin de framboesa


                                                                                 sopa fria de meloa
                                                             hamburger de bacalhau e batata doce



PIZA DE BETERRABA
 
massa:
1 chávena de água
1 c. (chá) de sal fino
400g de farinha
½ saqueta de fermento seco

pasta de beterraba:
1 beterraba crua
½ dente de alho
1/3 de chávena de avelãs e amêndoas tostadas
sal, azeite e especiarias de bbq q.b

canónigos
blue cheese q.b
lascas de parmesão q.b
flor de sal q.b

Em água morna, dilua o fermento e deixe atuar por 10-15 minutos. Numa taça, pese a farinha e deite-lhe a água com o fermento. Amasse, forme uma bola e deixe levedar com um pano por cima (aproximadamente 40 minutos).

Regule o forno nos 180º e asse a beterraba cortada em cubinhos, com azeite e tomilho. Depois de cozida, triture-a com o alho, os frutos secos, azeite, sal e especiarias. Reserve.

Estenda as pizzas e barra-as com a pasta de beterraba, como se fosse o molho de tomate habitual. Esfarele pedaços de queijo azul e leve ao forno. Sirva com uma boa dose de canónigos. Se necessário, tempere com flor de sal e lascas de parmesão.


CEASER DE CAMARÃO (para 2)

200g de miolo de camarão
1 embalagem pequena de salmão fumado
2 dentes de alho
1 alface iceberg
20 alcaparras
farinha maizena q.b
lascas de parmesão q.b
croutons de pão caseiro (aproximadamente 2 fatias de pão)
sal e azeite q.b
especiarias para bbq q.b

vinagrete de framboesa:
2 c. (sopa) de azeite
1 c. (sopa) de vinagre de framboesa (ou cidra)
½ chávena de framboesas frescas
½ limão (sumo)
1 c. (sopa) de mel

Frite os camarões em azeite e alho. Tempere com sal, pimenta e especiarias para bbq. Entretanto passe as alcaparras por farinha maizena e frite-as em azeite ou óleo. Reserve.

Corte a alface grosseiramente e vá montando a salada com os ingredientes indicados: o salmão fumado, os camarões fritos, as alcaparras, as lascas de parmesão e os croutons de pão.

Faça o vinagrete, misturando todos os ingredientes num frasco fechado, agite e já está. Regue a sua salada e está pronta a saborear.

BOM APETITE !!!